Constelações Sistêmicas e Coaching Sistêmico


Comportamentos saudáveis que possibilitam evolução nas relações afetivas

26/06/2014 17:18

1. Ter cuidado para não acionar o botão da autossuficiência, da independência.

Um casal necessita ser no mínimo interdependente um do outro. Isto quer dizer que ao pensar no imenso impacto que pequenos gestos podem causar na relação, chega-se à conclusão de que cada pequeno ato é importante no convívio diário.

2. É importante aprender a pedir aquilo que se necessita. 

O outro não é obrigado a adivinhar o que você deseja. Então peça: eu quero, eu preciso, eu gosto que me faça assim... É importante pedir mesmo sabendo que não vai ganhar. Quem tem medo de pedir com medo de ouvir o não, é a criança. Adulto pede independente da resposta.

3. Não crie máscaras para disfarçar o que está vivendo. 

É importante compartilhar tanto as dores como as alegrias. Alexander Lowen, criador da análise bioenergética diz que não merece nosso riso, quem não suporta nossas lágrimas.

4. Quem não precisa de nada também não ganha nada. 

Não se contente com menos: Menos amor, menos atenção, menos envolvimento. Mas é importante saber dar e receber com a mesma intensidade.

5. Dívidas consomem a relação do casal. 

Tudo o que você compra por mais barato que seja se não há necessidade se torna caro depois. Casal planeja junto o futuro dos filhos, mesmo quando estão divorciados.

6. Não deixe acabar o diálogo, nem o sexo, nem a paixão.

7. Não se esqueça das datas especiais. E se ama, diga eu te amo sem se envergonhar de expressar o próprio sentimento.

8. Tem que ficar claro que a esposa-marido e os filhos estão sempre em primeiro lugar. A família atual tem precedência sobre a família de origem(Pai, mãe, irmãos)

9. Se magoar o parceiro diga: Eu sinto muito.
Quando pedimos (des)-culpa na verdade tiramos a nossa culpa e colocamos no outro. Eu sinto muito é um reconhecimento profundo, que atinge outros níveis de consciência.
Talvez você ainda possa dizer: Eu deixo você livre para ser o que você é! Eu respeito você, do jeitinho que você é. Ambos dizem um para o outro e sentem na alma o efeito destas frases e intenções.

10. Um casal precisa ter algo para amar juntos: 
Um projeto, um sonho, uma filosofia, os filhos. Precisam acreditar um no outro. Na energia e força que juntos são capazes de produzir
.
11. Tire, pelo menos, um dia por semana para dedicar-se a sair com a esposa, ou com o marido. 

12. Tire férias, se permita usufruir deste prazer.

Sair de férias a dois não é gasto e sim investimento.

 

Claudiane Tavares

—————

Voltar