Constelações Sistêmicas e Coaching Sistêmico
O II Setênio: 7 a 14 anos - O que acontece no universo humano nesta fase?
11/07/2014 11:51
Segundo Setênio – 7 a 14 anos
Tanto os chineses como os gregos foram os primeiros a constatar que mudanças biológicas e espirituais ocorriam a cada 7 anos na vida das pessoas.
Daí o nome de setênios sendo o primeiro setênio de 0 a 7 anos e assim sucessivamente.
A teoria dos setênios é baseada na medicina tradicional chinesa e na antroposofia dos gregos na qual se baseia também a medicina antroposófica.
A cada 7 anos nossa vida passa por significativas mudanças biológicas e espirituais.
Respeitar o ritmo de cada setênios é o que garante chegarmos aos 70 anos com saúde, equilíbrio, disposição e sabedoria, gozando de boa saúde e lucidez .
É aos 70 anos que amamos incondicionalmente e ajudamos sem nenhuma intenção.
Nosso desafio é entender que durante a nossa existência sobrevivemos a diversas fases de mudanças e transformações para que uma nova consciência possa surgir mesmo quando há conflitos instalados.
O segundo setênio 7 aos 14 – O que ocorre no universo da criança?
Com a chegada dos 7 anos a criança vai perdendo gradativamente o que foi herdado. Os dentes de leite caem e surge uma nova dentição.
O mundo da criança se expande e agora ela precisar sair de seu ambiente doméstico para uma convivência maior: a escola
É um rito de passagem e para alguns, isto significa uma pequena crise
e medo; para outras, um sentimento de autoafirmação, orgulho, libertação.
O primeiro caso é facilmente superado pela habilidade de um bom professor.
Neste idade ainda as forças na que se alojava no centro da cabeça se libertam e descem para a região do meio do corpo.
A sensação é a de que o ser humano vai acordando aos poucos num movimento de cima para baixo, da cabeça aos pés, e, então nesta fase , coração e pulmão são os órgãos que ancoram o processo respiratório da criança com o mundo externo. Por isso nesta fase a criança apresenta tantos problemas respiratórios.
Três pequenas fases se sucedem neste setênios :
Dos 7 aos 9, dos 9 aos 12 e dos 12 aos 14 anos.
É na primeira fase que predomina a formação mais intensiva da cabeça.
Especialmente o rosto vai adquirindo sua expressão mais individual .
A criança neste ponto de seu desenvolvimento já não está somente aberta para o mundo que a impregna, mas agora já tem desenvolvido uma interioridade e introspecção maior e necessita de um elo e de referências entre o mundo externo e o seu mundo interno.
Do s 9 aos 1 2 : Esta fase é considerada a vivência do eu e o ser humano se conecta mais ao mundo dos sentimentos por isso os adolescentes se sentem sozinhos, incompreendidos, criticados. É a fase também do primeiro amor.
Necessitarão de bastante carinho para aprender a se relacionar socialmente e precisa ser bastante incentivada em suas relações com outras pessoas além da família.
No geral, neste setênio as figuras de autoridade tem muita influência na criança por isso o papel da família, dos pais e educadores são fundamentais pois através delas a criança desenvolve a sua relação com o mundo.
Crenças e valores dos adultos influenciam na visão da criança com o externo e a ela poderá então se beneficiar ou se prejudicar com este modelo de mundo apresentado pelos adultos. Estabelecer critérios e limites nesta fase é muito importante.
As crenças dos pais afetam-nas significativamente.
Frases tais como: Você só pode confiar no papai e na mamãe, você não consegue fazer nada, ou na fase da pré-adolescência dizer: Você é a ovelha negra da família irá se manifestar especialmente entre os 28 e 35 anos, vão dificultar o desenvolvimento sadio de nossa vida anímica (psíquica).
Onde há a presença de rigidez, controle e autoridade excessiva poderão gerar uma dinâmica de maior inspiração e menos expiração o que levará a um desequilíbrio do ritmo natural.
A consequência deste comportamento posteriormente é a timidez, a introversão, quadros de doenças psicossomáticas respiratórias como a asma por exemplo. Qual é a qualidade emocional do ar que a criança inspira neste momento porque ela não respira só o ar, mas todo o mundo ao seu redor.
O inverso disso, ou seja, excesso de liberdade, falta de figuras de autoridade cria uma dinâmica contrária onde há excesso de expiração levará a criança a desconhecer seus limites para com o mundo o que no futuro irá favorecer quadros histéricos e até dissolução da identidade, do eu.
Neste setênio tanto a falta de autoridade como o excesso causará danos no desenvolvimento saudável da criança.
Ainda nesta fase a fantasia é considerada de suma importância.
As brincadeiras ganham força .As estórias, as fábulas, contos de fadas envolvem a criança na fantasia de criar, de ser parte de algo, diferentemente de fatos e eventos em que as tornam meras expectadoras como no caso da TV, do computador e dos brinquedos prontos.
Ela precisa ser estimulada a criar seu próprio brinquedo, reinventá-los, atribuir-lhe um novo valor.Brinquedos de montar, quebra cabeça estimula a criança em seu mundo mágico. Precisa sentir que o mundo é belo.
O isolamento nesta fase também é considerado natural e dos 7 aos 9 anos passarão horas em galhos de árvores criando castelos no ar .É normal.
O alimento da alma é a arte e a espiritualidade por serem ricos em possibilidades de fazer fluir a alma infantil na sua relação com o mundo.
Incentivá-los a respeitar os animais, a natureza e o outro ser humano além dos membros familiares fará toda a diferença neste setênio.
Alimentos saudáveis e espiritualidade são fundamentais dos 7 aos 13 anos Se adquiridos nesta fase, muitos desses hábitos irão manter-se por muitos e muitos anos.
Arte e espiritualidade conectam a criança com uma qualidade superior, elevada, nobre, consigo mesmo e com a própria vida.
Também é o setênio da compreensão das diferenças que há no mundo de religião, social, cultura, educação, raça, time de futebol e etc.
Já conseguem perceber com clareza que há desigualdades e que a autoridade e as leis não são as mesmas para todos.
Uma das características importante nesta fase é a de que o mundo externo chega a nós e a partir de dentro, podemos nos manifestar e expandir no mundo com o outro. Este outro já não pode mais ser somente o pai e a mãe.
A característica principal deste setênio passa a ser a habilidade da “troca.”
Em contrapartida, quando a criança não passa por esta fase de forma harmônica, apresentará dificuldades em sua vida adulta nas relações com as figuras de autoridades tais como :os pais, as leis, os chefes.
Terão dificuldades em doar e serão egoístas em suas relações interpessoais.
Pais que procuraram fazer de seus filhos gênios e intelectuais precoce mente impossibilita o desenvolvimento da fantasia criativa: a falta de desenvolvimento do sentimento e da atitude deveneração e devoção perante as pessoas e o mundo, e a falta de repetição rítmica constante, do treino, do exercício de persistência, poderão ser os empecilhos para o desenvolvimento de um pensar, sentir e agir sadios em fases posteriores.
Este artigo eu escrevi baseado no texto de Eliane Utescher e no caderno de “Higiene Social – A Biografia Humana”, da Dra. Gudrun Burkhard e em meus estudos sobre a antroposofia e os setênios.
—————