
Constelações Sistêmicas e Coaching Sistêmico
Como cuidar dos filhos e recomeçar após o divórcio
26/06/2014 17:24Citações do livro Mediação de conflitos familiares:Como cuidar dos filhos e recomeçar após o divórcio.
Quando os filhos adquirem certa idade é importante que os pais os estimulem a voar e a deixar o ninho. Assim eles aprendem a construir suas relações futuras também com mais independência.
Pais que vivem uma vida tendo como objetivo a felicidade de seus filhos, ensinam eles a serem dependentes e infantis em suas relações porque irão cobrar do parceiro que também eles façam a mesma coisa, ou seja, repita de novo a vivência com os pais: a mesma dependência e superproteção. Ensinam ainda seus filhos a se sacrificarem na vida e renunciar a felicidade pelo outro. Aqui já temos uma série de sofrimentos que ensinamos aos filhos quando tentamos salvar um casamento naufragado.
Se o maior projeto no casamento é um dos cônjuges respirar o mesmo ar que o outro sempre, sonhar os mesmos sonhos, olhar na mesma direção 24 horas por dia, ser a plenitude e a felicidade eterna do companheiro 100% está perdido, porque, mais cedo ou mais tarde vai se dar conta de que são dois e não um só. E que entre o eu e o tu há um espaço que pode ser preenchido com muitas outras coisas, além do parceiro ou da parceira. Lembrando o que disse Hierócles, o homem é ao mesmo tempo conjugal e social.
Pensando nesta afirmação de Hierócles, é importante que o casal respeite o espaço um do outro, que tenham ideias diferentes, pontos de vistas distintos. Que sejam produtivos em suas vidas, tenha amigos, conservem ainda o seu mundo social. São comportamentos respeitosos e que tendem a aumentar a saúde emocional no casamento. E se há indícios de que a relação já acabou que tenha a coragem de olhar para a questão e sair da relação com um profundo respeito um pelo outro. Nossa missão no mundo não pode ser somente a paternagem ou a maternagem e sim sermos felizes e inteiros, corajosos no amor e respeitosos um com o outro mesmo nos rompimentos e nas diferenças.
Claudiane Tavares
—————